Xadrez é opção de diversão e aprendizado nas escolas estaduais

Xadrez é opção de diversão e aprendizado nas escolas estaduais

Aarao
Aarao
Jan 7, 2017, 9:48 AM |
0

Jogo estimula criatividade, além do raciocínio lógico e estratégico

phpEqce6u.jpeg

Há três anos, os intervalos na E.E. Major Acyr, na capital paulista, mudaram. Os tabuleiros de xadrez agora ocupam boa parte do espaço e se dividem na popularidade com outras atividades, como o futebol. A proposta da equipe gestora é, ao mesmo tempo, divertir e ensinar. Isso porque o esporte (também conhecido como jogo e ciência), desperta o raciocínio lógico e estratégico.
Para quem não sabe, nas partidas é possível relacionar temas das aulas de História como Idade Média, Sociedade Feudal e As Cruzadas e também desenvolver o trabalho em equipe e estratégia, práticas das aulas de Educação Física. O mesmo vale para Matemática e Lógica.
No xadrez humano as regras são compreendidas mais facilmente. Para isso basta recortar papéis de jornal ou cartolina para fazer chapéus que simbolizam as peças (peões, rainha, rei, bispos, cavalos e torres). Ao todo serão 16 para cada time e caberá aos jogadores, do lado de fora, orientar as táticas do jogo.
Desde quando passou a fazer parte da rotina, alunos da unidade melhoram no rendimento e comportamento. A iniciativa deu tão certo que o grupo formado por 48 meninas e meninos conquistaram no último ano mais de 15 medalhas.

phpq9cdSK.jpeg

Jogo como instrumento pedagógico

O xadrez também acontece na E.E. República da Bolívia, situada no bairro Jardim São Paulo. Na unidade estadual, quem ministra as atividades para os alunos do ensino fundamental é o professor Flávio Cardoso de Oliveira.

phpgtSkf8.jpeg

Fonte: Secretaria da Educação
Link: http://www.educacao.sp.gov.br/noticias/xadrez-e-opcao-de-diversao-e-aprendizado-nas-escolas-estaduais