x
Chess - Play & Learn

Chess.com

FREE - In Google Play

FREE - in Win Phone Store

VIEW

Início

Capuco
May 27, 2008, 1:25 PM 0

Segunda-feira. Dia de início de semana e início de muitas outras coisas, planos e mudanças. Dia perfeito para iniciar a dieta depois de comer muito e depois de fazer tudo o que não deveria. O peso na consciência dá força para as pessoas que querem mudar e, depois de um cansaço das coisas cotidianas – amplificadas no fim de semana –, segunda-feira é o melhor dia para isso.

Então, o que fazer nesse dia de preponderante transmutação? Não é de hoje que quero me reformular. Minhas palavras acabaram vitimas de descrédito depois de muitos planos frustrados pela falta de força de vontade que se tornou intrínseca a minha pessoa depois de várias decepções. Porém, ainda assim acredito que para iniciar alguma coisa primeiro é necessário planejar, estabelecer metas, e reservei ao melhor dia para o início de algo, a programação da minha mudança.

Primeiro devemos nos conhecer bem para saber do que somos capazes e assim controlar a nossa mente para que essa não nos engane. Quem sou eu? Eu nasci em Curitiba no ano de 1984, me mudei muito jovem para salvador e depois para o Rio de Janeiro, onde vivo desde 1995. Sou uma pessoa bastante introvertida e com muita dificuldade para me colocar nas mais diversas ocasiões. Tenho uma família tradicional e unida, vivo com meus pais e minhas duas irmãs que, por serem mais velhas, são mães postiças. Estudo Direito na Universidade Federal do Rio de Janeiro. Possuo poucos amigos, dos quais me distancio bastante e namoro desde agosto de 2007 com a minha melhor amiga. Possuo diversos defeitos e os listarei a seguir: sou muito pretensioso, me acho sempre mais inteligente que os demais; sou covarde, tenho medo de admitir muitas coisas e acabo sempre me refugiando em mentiras; irrito-me facilmente com quase qualquer coisa; sou fumante, um hábito que adquiri por falta de personalidade em certo momento e que acabou me deixando viciado; e, por fim, estou gordo, tenho comido compulsivamente e não tenho feito exercícios regularmente.

Lógico que não tenho apenas defeitos e também estes não são todos os meus defeitos. Estes são apenas aqueles que mais me incomodam que me deixam mais insatisfeito, e por isso quero mudá-los. E este foi o objetivo de fazer esse diário. Para sair da demagogia de planos para segunda-feira e torna-los concretos para que eu possa crescer e ser um vencedor.

Agora que listei meus principais defeitos, devo planejar para modificá-los e para que eu possa ser feliz e satisfeito comigo mesmo. Primeiro devo praticar a humildade sempre e ter sempre em mente que em cada esquina existe alguém melhor que a gente. Segundo, devo praticar a verdade tanto para mim quanto para as demais pessoas sabendo que, por mais difícil que seja contar a verdade, esta sempre me libertará, seja do peso na consciência, seja do medo de ser desmentido. Depois tenho que ver que eu não posso culpar as coisas ou as pessoas pelas minhas insatisfações e tudo o que faço para as pessoas, tudo o que eu emano para o mundo retorna para mim em igual proporção, logo, se eu agir com violência, serei vítima desta violência. Devo também parar de fumar, por me fazer mal fisicamente – o cigarro me deixa com falta de ar, com o pensamento acelerado, deprimido e sem força de vontade, além de me deixar com um mau cheiro insuportável –, ou por me fazer mal espiritualmente, deixando as pessoas que eu mais prezo infelizes por este mau hábito. Além deste hábito, tenho que modificar também a minha alimentação, pois estou muito acima do peso, beirando a obesidade, então tenho que comer bem e fazer exercícios, não apenas por estética, mas também por saúde.

Então este é o plano e amanhã colocarei em prática e o caminho do lótus farei eu.


Online Now