O maravilhoso corpo humano pt.3

EETech
EETech
Feb 9, 2012, 8:36 AM |
0

QUALIDADES QUE NOS TORNAM ESPECIAIS

CERTO trabalhador de construção de 50 anos de idade estava esperando o trem numa estação de metrô em Nova York. Perto dele, um rapaz tropeçou na beirada da plataforma e caiu entre os trilhos bem na hora em que um trem estava vindo. Sem pensar duas vezes, o trabalhador pulou nos trilhos e segurou o rapaz, mantendo-o abaixado enquanto o trem passava acima deles sem lhes causar ferimentos.

Durante o regime nazista, as Testemunhas de Jeová na Europa se recusaram a dizer “Heil Hitler!”, visto que a palavra alemã heil significa “salvação”. Elas estavam convictas de que Jesus Cristo era seu Salvador e que “não há salvação em nenhum outro”. (Atos 4:12) Por se negarem a idolatrar Hitler, muitas foram arrancadas de seus lares e enviadas para campos de concentração, onde permaneceram fiéis a seus princípios cristãos.

Esses exemplos mostram que o ser humano pode colocar o bem-estar de outro — até mesmo alguém desconhecido — acima do próprio bem-estar, e o respeito por princípios acima de sua liberdade. Você acha que esses aspectos indicam que os humanos não passam de animais bem evoluídos? Ou sugerem que somos uma criação superior? Tenha isso em mente ao pensar nas seguintes perguntas:

  • Por que temos uma consciência, um senso interno do que é certo e do que é errado?
  • Por que ficamos pasmados quando pensamos nas maravilhas da criação?
  • Por que gostamos de música, pintura, poesia e outras formas de arte? Afinal, essas coisas não são essenciais à nossa sobrevivência.
  • Por que pessoas de praticamente todas as culturas têm o desejo de se comunicar com um ser superior?
  • Por que nos perguntamos: ‘Por que estou aqui?’ e ‘Qual é o objetivo da vida?’
  • Quando alguém morre, por que realizamos várias cerimônias e rituais?
  • E por que a crença na vida após a morte existe praticamente no mundo inteiro? Será que nosso desejo inato de viver para sempre é apenas uma peça pregada pela evolução?
Um homem lendo a Bíblia

Além de comida e água, os humanos precisam de orientação de seu Criador


Onde encontrar as respostas

As respostas mais lógicas a essas perguntas podem ser encontradas no texto sagrado mais traduzido e distribuído no mundo todo: a Bíblia. Veja o que ela diz sobre os assuntos a seguir:

Natureza humana. A humanidade foi criada “à imagem de Deus”. Isso significa que temos o potencial para refletir as qualidades de nosso Criador. (Gênesis 1:27) Assim, o primeiro homem era um “filho de Deus”. — Lucas 3:38.

Nossa necessidade de amar e ser amados. “Deus é amor”, diz 1 João 4:8. Por termos sido feitos à imagem de Deus, precisamos de amor desde o momento em que nascemos até o instante em que morremos. ‘Se eu não tiver amor, nada sou’, escreveu o apóstolo cristão Paulo. (1 Coríntios 13:2) Ele também disse: “Tornai-vos imitadores de Deus, como filhos amados.” — Efésios 5:1.

PRECISAMOS DE AMOR DESDE A INFÂNCIA

“Estímulo e amor são vitais para o cérebro de uma criança”, comenta o cientista Gerald L. Schroeder. Assim, é muito importante que os pais obedeçam à ordem bíblica, dada em especial às mães, de que devem ‘amar seus filhos’. — Tito 2:4.

Nossa necessidade espiritual. “O homem tem de viver, não somente de pão, mas de cada pronunciação procedente da boca de Jeová.” (Mateus 4:4) As declarações de Deus registradas na Bíblia revelam sua personalidade e seu propósito para nós. É impossível termos uma vida realmente significativa se não satisfizermos nossa necessidade espiritual.

Por que morremos. “O salário pago pelo pecado é a morte, mas o dom dado por Deus é a vida eterna.” (Romanos 6:23) O pecado é a incapacidade de viver à altura dos padrões morais e espirituais de Deus. No entanto, Deus tem o propósito de eliminar o pecado, restaurar todos que o amam e lhe obedecem e lhes dar vida eterna num paraíso na Terra. — Salmo 37:10, 11, 29; Lucas 23:43.

Você quer aproveitar ao máximo o que a vida tem a oferecer, talvez desenvolvendo habilidades que achou que nunca conseguiria? Gostaria de aprender mais sobre seu Criador e o propósito maravilhoso que ele tem para você? Então, nós o incentivamos a estudar a Bíblia, a fonte de verdades espirituais. Nenhum outro empenho poderia lhe dar mais felicidade agora e no futuro. — Mateus 5:3; João 17:3.

Nós gostamos de muitas coisas belas e prazerosas que não são essenciais à vida

Um homem tirando uma fotografia de sua esposa e sua filha