QUEM SÃO AS Testemunhas de Jeová? pt.4

EETech
EETech
Jan 27, 2012, 6:34 PM |
0

Em que as Testemunhas de Jeová acreditam?

As crenças das Testemunhas de Jeová não são nenhum segredo, pois suas publicações estão disponíveis em centenas de idiomas. Segue um resumo de algumas de suas principais doutrinas.

Alguém lendo a Bíblia

“O Pai é maior do que eu.” — João 14:28

Jesus Cristo
  1. A Bíblia As Testemunhas de Jeová acreditam que “toda a Escritura é inspirada por Deus”. (2 Timóteo 3:16) Jason D. BeDuhn, professor adjunto de estudos religiosos, escreveu: “[As Testemunhas de Jeová formaram] seu conjunto de crenças e práticas com base na Bíblia, sem ideias preconcebidas sobre o que ela deveria dizer.” Elas harmonizam suas crenças com o que a Bíblia diz; não a interpretam de acordo com suas preferências. Ao mesmo tempo, reconhecem que nem tudo na Bíblia deve ser entendido ao pé da letra. Por exemplo, os sete dias da criação são figurados, ou seja, referem-se a longos períodos de tempo. — Gênesis 1:31; 2:4.
  2. O Criador O Deus verdadeiro escolheu para si um nome — Jeová (ou Javé, como usado na tradução católica Pastoral  e a forma preferida de alguns eruditos modernos).* Esse nome o diferencia dos deuses falsos. (Salmo 83:18) A forma hebraica do nome divino aparece cerca de 7 mil vezes no texto original das Escrituras. Destacando a importância desse nome, Jesus disse em sua oração modelo: “Santificado seja o vosso nome.” (Mateus 6:9, Centro Bíblico Católico) Deus exige adoração exclusiva, e com toda razão. Por isso, as Testemunhas de Jeová não usam ícones ou imagens em sua adoração. — 1 João 5:21.
  3. Jesus Cristo Ele é o Salvador, “o Filho de Deus” e “o primogênito de toda a criação”. (João 1:34; Colossenses 1:15; Atos 5:31) Por ter sido criado, Jesus não faz parte de uma trindade. Ele disse: “O Pai é maior do que eu.” (João 14:28) Jesus viveu no céu antes de vir à Terra e, depois de sua morte sacrificial e ressurreição, voltou para o céu. Ele disse também: “Ninguém vem ao Pai senão por mim.” — João 14:6.
  4. O Reino de Deus Esse é um governo celestial composto por um Rei — Jesus Cristo — e 144 mil homens e mulheres “comprados da terra” que reinarão com ele no céu. (Revelação [Apocalipse] 5:9, 10; 14:13, 4; Daniel 2:44; 7:13, 14) Eles governarão a Terra, que ficará livre de toda a maldade e será habitada por muitos milhões de humanos tementes a Deus. — Provérbios 2:21, 22.
  5. A Terra Eclesiastes 1:4 diz: “A terra permanece para sempre.” (Nova Versão Internacional) Após a destruição dos maus, a Terra será transformada num paraíso e pessoas justas a habitarão para sempre. (Salmo 37:10, 11, 29) Dessa forma, as palavras de Jesus em oração “seja feita a vossa vontade . . . na terra” serão cumpridas. — Mateus 6:10, CBC.
  6. Profecias bíblicas “Deus . . . não pode mentir.” (Tito 1:2) De fato, o que ele prediz sempre se cumpre, incluindo as profecias bíblicas sobre o fim do mundo atual. (Isaías 55:11; Mateus 24:3-14) Quem sobreviverá a essa destruição? “Aquele que faz a vontade de Deus permanece para sempre”, diz 1 João 2:17.
  7. Autoridades governamentais “Pagai . . . a César as coisas de César, mas a Deus as coisas de Deus”, disse Jesus. (Marcos 12:17) Em harmonia com essa ordem, as Testemunhas de Jeová obedecem às leis do país desde que não entrem em conflito com as leis de Deus. — Atos 5:29; Romanos 13:1-3.
  8. Pregação Jesus predisse que as “boas novas do reino” seriam pregadas em toda a Terra antes de vir o fim deste mundo. (Mateus 24:14) Para as Testemunhas de Jeová é uma grande honra participar nessa obra que salva vidas. É claro que cabe a cada pessoa decidir se quer ouvir ou não. A Bíblia diz: “Quem quiser tome de graça a água da vida.” — Revelação 22:17.
  9. Batismo As Testemunhas de Jeová batizam apenas pessoas que, depois de obterem um bom conhecimento da Bíblia, expressam o desejo de servir a Deus como suas testemunhas. (Hebreus 12:1) Elas simbolizam sua dedicação a Deus por meio da imersão em água. — Mateus 3:13, 16; 28:19.
  10. Distinção entre clérigos e leigos “Todos vós sois irmãos”, disse Jesus a seus seguidores. (Mateus 23:8) Os primeiros cristãos, incluindo os escritores da Bíblia, não tinham uma classe clerical. As Testemunhas de Jeová seguem esse modelo bíblico.

    “Estas boas novas do reino serão pregadas em toda a terra habitada, em testemunho a todas as nações; e então virá o fim.” — Mateus 24:14

    Duas mulheres conversando sobre a Bíblia

*  As Testemunhas de Jeová não inventaram o nome “Jeová”. Séculos atrás, o nome de Deus já era traduzido dessa maneira em muitas línguas não bíblicas, incluindo o português, o inglês e o alemão. Infelizmente, alguns tradutores modernos substituíram o nome divino por títulos como “Deus” e “Senhor”, mostrando assim grande falta de respeito pelo Autor da Bíblia.