Você realmente aprecia a Palavra de Deus?

EETech
EETech
Feb 2, 2012, 4:42 AM |
1

“QUANDO comecei a ler a Bíblia regularmente, para mim isso era mais uma obrigação do que um prazer”, diz Lorraine. “Era difícil de entender, por isso muitas vezes a minha mente vagueava.”

Outros também admitem que de início não sentiam muito prazer em ler a Bíblia. Mas perseveraram, pois sabiam que ler as Escrituras Sagradas é um dever. Marc diz: “É fácil permitir que distrações interfiram na leitura da Bíblia e no estudo pessoal. Foi preciso muita oração e esforço para incluir a leitura diária da Bíblia na minha rotina.”

Como você pode aumentar seu apreço pela Palavra escrita de Deus, a Bíblia? Como ter prazer na sua leitura? Veja as seguintes sugestões.

Alvos e métodos

Prepare-se para a leitura da Bíblia com oração e boa concentração. Peça a Jeová que o ajude a criar o desejo de estudar a sua Palavra e que abra sua mente e seu coração para entender melhor a sabedoria divina. (Sal. 119:34) Sem essa postura, o estudo da Bíblia logo pode tornar-se mecânico e você talvez perca a vontade de continuar. Lynn diz: “Às vezes eu leio muito depressa e despercebo detalhes interessantes. É comum eu não entender bem as ideias principais. Mas eu oro pedindo autocontrole, o que me ajuda a não deixar a mente vaguear.”

Valorize o que você aprende. Lembre-se de que entender e aplicar verdades bíblicas tem a ver com a sua vida. Portanto, faça um esforço cuidadoso para encontrar pontos práticos e aplicá-los. “Eu procuro coisas que me ajudem a identificar atitudes e motivações erradas em mim”, diz Chris. “É animador ver como a Bíblia e muitas de nossas publicações contêm informações que me beneficiam, apesar de os escritores nem me conhecerem.”

Fixe alvos realistas. Procure aprender algo novo sobre personagens bíblicos. Encontrará fatos fascinantes sobre muitos deles em Estudo Perspicaz das Escrituras ou no Índice das Publicações da Torre de Vigia. À medida que for conhecendo homens e mulheres da Bíblia como pessoas reais, de personalidade e sentimentos, eles se tornarão personagens vivos na sua mente.

Procure novas maneiras de raciocinar sobre as Escrituras. (Atos 17:2, 3) Sophia estuda com isso em mente. “Quero aprender novos argumentos para usá-los no ministério e em outras ocasiões, para poder falar com clareza sobre verdades bíblicas. A Sentinela é um ótimo instrumento para alcançar esse objetivo”, diz ela. — 2 Tim. 2:15.

Visualize relatos bíblicos. “A palavra de Deus é viva”, diz Hebreus 4:12. Ao ler as Escrituras, faça com que a mensagem divina se torne viva na sua mente por imaginar o que os personagens bíblicos viam. Procure ouvir o que eles ouviam e sentir o que eles sentiam. Associe experiências deles com circunstâncias específicas na sua própria vida. Aprenda da maneira como eles enfrentaram certas situações. Isso aumentará sua capacidade de entender os relatos bíblicos e guardá-los na memória.

Dedique tempo para entender com clareza os textos difíceis. Reserve bastante tempo para cada sessão de estudo. Talvez se depare com perguntas bem interessantes que exigem mais pesquisas. Consulte o dicionário em caso de palavras não conhecidas, verifique as notas e as referências na Bíblia. Quanto mais você entender e aplicar o que lê, tanto maior será o seu apreço pela Palavra escrita de Deus. Poderá então repetir as palavras do salmista: ‘Tomei posse das advertências de Jeová por tempo indefinido, pois são a exultação de meu coração.’ — Sal. 119:111.

Evite ler a matéria com pressa. Seja razoável no tempo que reserva para estudo pessoal. Equilibre isso com o tempo que você usa para preparar as reuniões congregacionais. “Muitas vezes me sinto tão tensa que não consigo me concentrar”, diz Raquel. “Por isso, acho proveitoso ter curtos períodos de estudo. Eles me ajudam a tirar o máximo benefício dos estudos.” Chris admite: “A sensação de pressa incomoda minha consciência, pois nesse caso não consigo reter muita coisa e, em geral, a matéria não toca meu coração.” Portanto, não se apresse.

Aumente seu anseio pela palavra de Deus. O apóstolo Pedro disse: “Como crianças recém-nascidas, ansiai o leite não adulterado pertencente à palavra, para que, por intermédio dela, cresçais para a salvação.” (1 Ped. 2:2) Os bebês não precisam cultivar o anseio por leite. Esse desejo é espontâneo. Mas as Escrituras reconhecem que nós devemos desenvolver o anseio pela palavra de Deus. Ler, nem que seja apenas uma página da Bíblia por dia, logo despertará esse anseio. O que de início podia parecer difícil em pouco tempo pode se tornar prazeroso.

Medite sobre textos bíblicos. É também muito valioso meditar sobre o que você lê. Isso o ajudará a interligar pontos espirituais que pesquisou. Logo você terá um cordão de pérolas espirituais de sabedoria — uma “posse” deleitosa. — Sal. 19:14; Pro. 3:3.

Um homem visualizando uma cena bíblica

Ao ler um relato bíblico, imagine-se numa situação similar

Tempo bem empregado

Manter bons hábitos de estudo requer esforço, mas os benefícios são imensuráveis. A sua compreensão espiritual melhorará. (Heb. 5:12-14) O discernimento e a sabedoria que você adquire das Escrituras inspiradas produzem felicidade, prazer e paz. A sabedoria contida na inspirada Palavra de Deus é “árvore de vida” para os que a captam e aplicam. — Pro. 3:13-18.

O estudo profundo da Palavra de Deus pode produzir em você um “coração entendido”. (Pro. 15:14) Isso o ajudará a oferecer conselhos sinceros com base sólida na Bíblia. Se você guiar suas decisões pelo que lê nas Escrituras e nas publicações do “escravo fiel e discreto”, sentirá a reanimadora e estabilizadora influência da inspirada Palavra de Jeová. (Mat. 24:45) Será uma pessoa mais positiva, mais otimista e de boa espiritualidade. Além disso, tudo o que diz respeito à sua relação com Deus dará certo. — Sal. 1:2, 3.

Um coração cheio de amor a Deus o moverá a falar a respeito de sua fé. Isso também pode ser muito recompensador. Sophia se empenha em lembrar e usar uma variedade de textos para captar a atenção dos moradores e tornar seu ministério cristão eficaz e emocionante. “Ver a reação das pessoas a passagens da Bíblia é muito animador”, diz ela.

O maior benefício do apreço pela Palavra de Deus, no entanto, é ter uma estreita relação com Jeová. No estudo da Bíblia você aprende os padrões de Deus, seu amor, generosidade e justiça. Nenhum outro empreendimento é mais importante ou mais recompensador. Mergulhe no estudo da Palavra de Deus. Fazer isso é realmente empregar bem o tempo. — Sal. 19:7-11.

Uma mulher meditando num texto bíblicoUma mulher pesquisando um assunto bíblicoDois meninos estudando uma mapa de terras bíblicas

LEITURA DA PALAVRA DE DEUS: ALVOS E MÉTODOS

  • Prepare-se para a leitura da Bíblia com oração e boa concentração.
  • Valorize o que você aprende.
  • Fixe alvos realistas.
  • Procure novas maneiras de raciocinar sobre as Escrituras.
  • Visualize relatos bíblicos.
  • Dedique tempo para entender com clareza os textos difíceis.
  • Evite ler a matéria com pressa.
  • Aumente seu anseio pela palavra de Deus.
  • Medite sobre textos bíblicos.