x
Chess - Play & Learn

Chess.com

FREE - In Google Play

FREE - in Win Phone Store

VIEW
Erros; Entenda o que é "Tempo".

Erros; Entenda o que é "Tempo".

Wind
Jan 25, 2016, 2:25 PM 3

          Olá! Seja bem-vindo ao meu primeiro post (oficial) no blog do chess.com! Meu nome é Lucas, mais conhecido por Newba. Jogo xadrez desde 2010, porém conheço o jogo desde criança. Embora não tenha jogado desde cedo, devido a falta de estímulos pelas cercanias (poucos membros remotos de minha família jogavam, com pouca frequência), quando realmente comecei a jogar xadrez foi amor à primeira vista.

É um jogo de infinitas possibilidades. técnicas e, é claro, erros.

 

          Erros estão presentes a todo momento. O que difere você das demais pessoas é o que você fará com eles. Sim, seus erros. Eles são preciosos. Certas vezes até mais do que seus acertos.

Erros podem ser os degrais para seu aprendizado, ou apenas... erros.

 

          Errar é humano, repetir o erro é acidental. Não reconhecer o erro é que é burrice. Estude suas partidas, revise seus lances, encontre seus erros e aprenda com eles.

Tudo depende de você.

 

          Ok, sem mais delongas, vamos ao tópico deste primeiro blog!


 

Daily Chess Puzzles: With Tempo (01/25/2016)

          Na posição acima, brancas jogam. De cara é possível perceber uma coisa: a torre preta está fadada à captura. Pessimamente posicionada, esta torre está prestes a encontrar o mais triste destino, o que, materialmente falando, dá às brancas uma vantagem de 5 pontos (valor de referência de uma torre).
Então só nos resta capturá-la, certo?


          Bingo! OH YEAH, capturei uma torre cara!
Parabéns. Uma peça a menos no tabuleiro inimigo. Isso é ótimo, visto que é uma peça essencial para o fim de jogo. Só tem um pequeno detalhe...





          Vemos acima que a imediata captura da torre preta, ao invés de solidificar a posição das brancas, tornou tudo uma grande confusão. Agora, as pretas têm chance de contra-jogo, e as brancas devem recuar a raínha para defender-se do mate, ou seguir linhas de xeque que levarão a um empate.
"Mas Newba, a torre preta não estava morta, como você mesmo disse?" Ora, é claro que sim, mas há um pequeno detalhe que pode mudar todas as consequências desta morte: Tempo.
          Tempo é o fator que dita quem sairá com a iniciativa. Um xeque, por exemplo, na maior parte das vezes fará com que saia com a iniciativa o jogador atacante, ou seja, aquele que deu o xeque. Veja uma lista de algumas situações onde pode-se ganhar Tempo:

         • Xeque no rei inimigo, quando não há um contra-xeque (bloqueio com uma peça que também dê um xeque no próprio rei do jogador atacante);
         • Atacar uma peça de maior valor com uma de menor valor ou peão, quando este ataque certamente fizer com que o jogador adversário tenha de recuar esta peça defensivamente;
         • Pressão no jogador adversário, quando houver mais peças livres no lado do jogador atacante;
         • Ameaça de xeque-mate, pois o adversário terá de mover alguma peça ou o rei, a fim de evitar perder o jogo.

          Ok! Entendi. Vamos logo aplicar este conhecimento! Voltandooooo...



          Aqui estamos novamente. Bem, se a captura da torre não é o certo a se fazer logo de cara, então o que faremos? Simples! Faremos Tempo! Muito, mas muuuuuuuuuuito Tempo!




          Então, sentiu a diferença? O fator Tempo é senão o princípio mais importante em um jogo de xadrez. Decifrá-lo, porém, é algo que requer tempo, prática e dedicação, além de uma pitada de paciência.
Explore as falhas do seu oponente para descobrir qualquer sinal de perda de tempo por sua parte. Tempo perdido para ele, Tempo ganho para você!






          É isso aí amiguinhos. Espero que tenham aprendido um pouco mais sobre o fator Tempo no delicioso joguinho de xadrez. Em breve e quando a inspiração permitir, postarei mais dicas sobre este jogo alienígena tribal do capeta risonho!
          Obrigado pela atenção, EVOÉ!

Online Now