'O Peão Dele Fez Batota e Matou o Meu Peão!'
Tens a certeza que conheces TODAS as regras de xadrez?

'O Peão Dele Fez Batota e Matou o Meu Peão!'‎

erik
erik
|
355 | Diversão e Curiosidades

Todos os dias no Chess.com nós recebemos muitas sugestões, comentários e relatórios de problemas—e nós estamos sinceramente gratos!

Um dos relatórios de problemas mais comuns tem o seguinte aspecto:

Na minha partida, eu movi o peão para h4 e de alguma maneira o peão g4 dele conseguiu matá-lo e saltar para h3. Cheira-me suspeitamente a trapaça.

Ou...

Durante a minha última partida, eu movi o peão para a frente duas casas. O que o coloca para além do alcance do peão inimigo. Mas o peão dele fez batota ilegalmente e matou o meu peão. Carreguem em ´replay´ e serão capazes de ver que o lance não foi legal e causou com que o meu rei fosse ameaçado. Como consequência, eu desisti da partida. Eu não vou continuar a jogar se o oponente pode fazer batota. Consertem o jogo para que isso não aconteça outra vez.

Ou, aqui está outra boa...

Recentemente, eu tive 4 incidentes onde eu movi um peão duas casas para a frente da sua posição inicial, e mostra-me isso se eu retroceder um lance usando as setas, apenas para este ser tomado como se eu o tivesse movido só uma casa. Assim a história da partida mostrará o peão avançado duas casas, e.g. a7 para a5, mas na partida atual, este será tomado como se eu o tivesse movido para a6. Isto é normalmente no final, onde a promoção de peão para dama está em jogo. É uma falha no programa e irrita-me $%&# uma vez que estou a perder partidas apertadas por causa deste problema.

De todos aqueles de quem nós recebemos, este jogador foi o mais apologético e humilde:

Sou horrível por isso por favor ignorem como eu  jogo mal, mas sempre que eu faço o lance c7 para c5, o peão-d5 toma como se o meu peão estivesse em c6, o que é super estranho. Podem ver no relatório da partida. A menos que eu não esteja a ver qualquer coisa, isso não faz sentido.


Um Truque de Peão Estranho

Para aqueles de vocês que entendem o que se passa, isto é bastante engraçado.

Para aqueles de vocês que NÃO sabem, aquilo é chamado "en passant." 

Esta é a regra mais estranha no xadrez. Basicamente, esta é a expressão Francesa por "de passagem," que explica que se tu tentas andar duas casas para evitar o peão do teu oponente, ele ou ela tem uma chance no lance seguinte de capturar aquele peão "de passagem." Tu só o podes fazer imediatamente no teu próximo lance.

Porque é que esta regra foi adicionada? A Wikipedia explica:

Permitir a captura en passant, juntamente com a introdução do lance de duas-casas para o primeiro lance dos peões, foi uma das últimas alterações principais às regras no xadrez Europeu, e ocorreu entre 1200 e 1600... Na maioria dos locais a regra en passant foi adoptada ao mesmo tempo que a permissão de um peão andar duas-casas a primeira vez que move, mas não foi universalmente aceite até às regras Italianas terem sido alteradas em 1880. A motivação para en passant foi de impedir que a recentemente adicionada regra de duas-casas para os peões permitisse a um peão de escapar à captura por um peão inimigo.

How to En Passant

Se tu não conheces a regra, é compreensível porque é que esta seria frustrante. Muitas pessoas escrevem em reacção à injustiça desta! Mas as reacções delas variam dramaticamente.

null

Indignação

Este é um sentimento razoável quando tu vês alguma coisa injusta, tal como aquele tipo a correr a partir da fila 31 do avião para sair primeiro:

Aqui estão algumas reacções de indignação que nós recebemos:

  • Nesta configuração aqui, se eu jogar c4, o computador move dxc3. Isto não é um lance...se eu tivesse jogado c3, então o computador poderia é claro tomar o meu peão com dxc3. Por favor consertem este problema porque é literalmente enfurecedor
  • Como é que este peão preto pode comer o meu peão branco d4 ao mover para d3. Isso é impossível!
  • Eu movi o meu peão preto para h7. Então o peão do meu oponente comeu o meu peão que tinha acabado de andar para h5, ao mover para h6. Eu recuso-me a jogar a partida, ou perder mais pontos desta partida.
  • PORQUE É QUE O PEÃO BRANCO PODE TOMAR O PEÃO PRETO NA CASA ESCURA??????
  • Podem ver o passo 19...eu movi o meu peão para f5 mas então no lance seguinte o meu oponente move o seu peão de e5 para f5, matando o meu peão...que nunca esteve em f5 para começar!!!

null

´Hackers´!

As minhas reacções favoritas são aqueles onde eles pensam que é ´hacking´ou batota... que o computador é até capaz de fazer "batota"!

  • Eu não sei se é um problema do servidor, ou se o tipo está a cometer ´hacking.´ Mas eles conseguiram tomar o meu peão-e mesmo embora que estivessem ao lado deste. O resultado foi que eu ainda venci.
  • Eu gostaria de reportar uma pessoa em caso dele ter feito batota. Eu não sei se este é um lance válido, mas o utilizador, numa partida de xadrez, a jogar de peças pretas, fez um lance com o seu peão na sua vigésima vez de a4 para b3, mesmo embora eu tivesse um peão em a3 e outro em b4, no lance dele ele comeu o meu peão que estava em b4. Não se importam de por favor me dizer se isto é jogo limpo?
  • Como é que eu posso limitar a batota do computador, já foram cinco vezes este mês? A tática são os seus peões que se movem verticalmente para tomar os meus quando estão lado a lado.

    É sempre quando eu estou a ter uma partida bastante boa que isso acontece.

  • O peão preto está a fazer batota... 14.f4 exf3
  • Eu suspeito que o meu oponente nesta partida fez batota...mas para lhe dar o benefício da dúvida eu irei reportar o acontecido como uma falha ..........por favor examinem esta partida de volta e o lance que eu fiz foi c5 e ele capturou o meu peão dxc6...aquela captura era suposto ser uma captura impossível da parte dele, como ele conseguiu fazer isto eu não sei....ou talvez tenha sido de facto uma falha do sistema.

null

Consertem o Problema!

Algumas pessoas EXIGEM simplesmente que nós tratemos deste problema:

  • Olá pessoal! olhem para esta partida ao lance 21/22. Como é que pode ser? Como é que o peão branco pode tomar o peão preto? É uma falha do sistema ou batota? Consertem isso por favor - não é a primeira vez que acontece.
  • O peão marcado andou diagonalmente através do espaço vazio entre dois peões e tomou o peão que estava atrás. Eu não acredito que possa fazer isso. Consertem isso.
  • O oponente tomou o meu peão em c3 quando eu o movi para c4. Uma falha de sistema enorme. Precisa ser consertada.

null

Inglês Como Segunda Língua (ESL)

Alguns dos melhores comentários são interessantes porque as pessoas estão ou a usar programas de tradução online ou não têm a certeza de como o dizer em Inglês. Eu tenho um ENORME respeito por qualquer pessoa a tentar comunicar numa segunda língua, e portanto não estou a gozar com ninguém. Mas isso de facto cria algumas frases engraçadas em Inglês!

  • Por vezes, quando eu jogo com o peão e ando duas casas, o outro jogador vê o peão como se tivesse andado só uma casa e depois come o meu peão.
  • Eu movi o meu Peão 2 casas em frente, e mesmo assim ele pode capturá-lo.
  • De todas as vezes que eu avanço os meus peões 2 casas, o meu oponente vê isso como 1 casa e toma os meus peões. Isto é extremamente frustrante. Isso já aconteceu em mais de 5 partidas.
  • O programa aceitou o meu lance mas o meu oponente pôde mover uma coisa que não existe. Alguém sabe como é que eu posso pedir para corrigir o erro. Obrigado. Eu jogo de pretas. 37.f4 f5+ 38.exf6
  • No confronto versus o membro, ao 14 lance das brancas existe uma FALHA. O peão branco em C5 come peão preto em B5.
  • Olá, eu joguei com o membro. Eu movi com o meu peão de f7 para f5 enquanto ele matou o meu peão em f6 (que eu movi para ali). Anexada a tabela de lances! (por favor vejam 20 e 21)
  • Lance antes ele come o meu peão com o seu peão-f4.. falha.
  • Eu movi o meu peão de c7 para c5, e um peão oposto de b5 "cortou" o meu peão em c5 e moveu diagonalmente para c6. Amavelmente examinem este problema.

null

´Bugs´

Outros pensam que é simplesmente um ´bug.´

  • O peão branco, F2 move para F4; o peão preto E4 toma peão. BUG!
  • Olá, eu movi o meu peão para b4 com o meu outro peão já em a3. O peão dele estava em a4 e saltou por cima para b3 e assim tomando o meu peão. Será isto um bug ou é isto uma regra que eu desconheço?
  • Eu movi o meu peão em posição e4. O meu oponente tomou o meu peão ao mover o peão dele de d4 para e3! Isto é um enorme bug e é inaceitável!
  • Duas vezes na última partida eu tinha os meus peões foram executados por uma falha. A primeira foi ( f5 16. exf6 ). O meu lance foi a seta azul, seguido pelo lance do meu oponente em vermelho resultando na perda do meu peão. Como é que isso é até possível??
  • Nesta posição, o peão preto na posição E4 foi capaz de tomar na casa F3 quando eu movi o meu peão branco em F2 para F4 e irá tomar o meu peão branco em F4. Apenas um bug que eu encontrei. 
  • Parece haver uma falha na minha partida. Eu movi um peão para f4 e no lance seguinte o meu oponente removeu aquele peão como se este estivesse em f3.
  • 11º lance, ele moveu para a frente diagonalmente e o meu peão atrás de onde ele aterrou foi tomado. Falha.
  • Eu movi peão para c4 e está documentado na lista e esta mostra o meu lance no tabuleiro... No entanto, então de alguma maneira, o meu oponente foi capaz de tomar este peão de c3, que não é para onde eu movi o peão??? Eu nunca vi uma falha destas e agora a partida não está correta porque b4 não devia ter podido tomar c4... Por favor ajudem a corrigir este problema. Obrigado pela vossa assistência!
  • Movi o peão-b2 para b4, e de alguma maneira o peão-a4 ´tomou-o´em b3, não tenho a certeza como mas uma falha muito esquisita.
  • Eu tenho um problema na minha partida. Eu fiz um lance com o meu peão (h7->h5). O meu oponente tinha um peão em g5. Eu penso que seja um bug que o meu oponente tenha sido capaz de capturar o meu peão.
  • [BUG] Se peão branco move A2->A4, peão preto em B4 x A3 é um lance válido, apesar do facto de que o peão branco está agora em A4, não em A3. 
  • Existe um bug neste programa eu movi peão para c4 para cobrir o meu bispo em d5 mas peão preto tomou de d4 para c3.

nullÂngulos

Tentar descrever isto visualmente é sempre útil!

  • Chamam a isto uma partida justa????? Os peões atacam sempre em ângulos errados. Depois vocês retiram os meus pontos. Batoteiros!!!
  • peão-e5 toma lateralmente?
  • Peão branco move para C4 ameaçando a Dama Preta. Então o computador move peão Preto (D4) para a ESQUERDA, e toma peão Branco em C4. Errado!
  • Peão tomou peça que estava horizontal a este.
  • Um peão tomou outro peão que estava no espaço ao lado do peão oposto, muito esquisito.
  • Os peões podem por vezes saltar de maneiras esquisitas para beneficiar o meu oponente isso aconteceu duas vezes seguidas no meu torneio de 5 minutos não uma vez mas duas com dois jogadores diferentes.

Exemplo Pormenorizado

Muitas pessoas oferecem simplesmente exemplos de modo a nós podermos entender. Como eles o descrevem é fascinante!

  • Eu movi um peão de f7 para f5 (estou de pretas) então as brancas fizeram um lance de captura com um peão que estava em e5 movendo para f6. Não havia ali um peão, mas o meu peão que estava em f5 desapareceu (foi capturado). O relatório da partida mostra que eu movi de f5 para f7, portanto não foi só um bug visual. O meu lance ocorre na linha 17, depois o bug (eu penso) ocorre na linha 18.
  • Como podem imaginar, eu fiquei bastante surpreendido quando eu vi este lance ilegal acontecer e o meu peão desapareceu subitamente. Em referência ao lance #19, peão moveu de c3 para c4. Peão preto de b4 para c3, de alguma maneira tomando o meu peão. Eu enviei uma mensagem ao jogador para ver se ele tinha visto aquele lance acontecer, mas não recebi qualquer resposta.
  • O peão inimigo foi nesta direcção em UM lance e matou o meu peão branco. Eu capturei isto como um ´movie clip´se quiserem ver mais pormenores.
  • As imagens anexadas mostram-me a avançar peão mas ele ainda me toma como se eu tivesse avançado só uma casa? 
  • Estou a jogar uma partida e o meu peão é d4 o peão dele é e4 e ele moveu o seu peão-e4 para d3 não comendo nada e o meu peão em d4 desapareceu sem ser comido??
  • De todas as vezes que eu tenho um peão na posição inicial e tento movê-lo 2 casas e portanto  evitar uma oportunidade de captura para o outro jogador eles são capazes de tomar o meu peão como se eu tivesse andado só 1 casa. Isto é extremamente frustrante quando eu estou a tentar estabelecer muralhas de peões defensivos porque eu passo duma posição boa para ficar completamente exposto.
  • Jogando de brancas, eu usei o meu próximo lance para avançar o meu peão para c4, no entanto o meu oponente de alguma maneira ´tomou´ o meu peão ao mover dxc3, ainda que o meu peão não devia estar ali! Eu acabei por perder a partida, uma vez que fiquei em severa desvantagem depois disto.
  • Olá, como é que isto é possível, eu movi o meu peão para F5, e depois disto ele tomou-o de e5->f6 ?!?
  • Eu movi o meu peão para c4 e o meu oponente tomou este peão com o seu peão como se este estivesse posicionado em c3. 
  • Eu estou a jogar uma partida, Eu fiz um lance para d5, o lance seguinte o meu oponente golpeou aquele peão em d4... Como pode isso acontecer? Eu tenho ´screenshots´ do episódio.
  • Contra o computador, eu movi o meu peão duas casas a frente, o peão preto ainda capturou o meu peão que estava à esquerda do peão preto.
  • Peão branco de a5 come e move para b6 enquanto peão branco está em b5 e não em b6!
  • Eu movi o peão para f5 mas as brancas comeram o peão em f6.
  • Eu avancei o meu peão duas casas e o peão preto come-o por alguma razão!
  • Eu já vi isto antes. Eu movo o meu peão duas casas (c4) e mesmo assim de alguma maneira o oponente é capaz de o capturar como se eu tivesse andado só uma (c3).
  • Há um peão preto em h4 que é capaz de tomar o meu peão branco depois de eu o mover de g2 para g4.
  • Já há algumas partidas que este problema me acontece onde eu avanço duas casas com o meu peão durante um final de partida e este parece registar somente como um do meu oponente. No meu relatório de partida diz que eu movi para a casa que eu queria mas para  meu oponente parece mostrar que eu movi apenas uma casa o que lhe permitiu capturar. Eu provavelmente não teria mudado o resultado desta partida mas é muito frustrante.
  • O peão preto fez o lance de g4 para h3 sem estar nada presente em h3. Vejam passo 32.
  • Eu joguei f5, e então o meu oponente comeu o peão em f6, que estaria em f5.
  • Eu joguei de pretas, eu movi o meu peão de 2c para 4c mas o peão do oponente que estava em 4d matou o meu peão que está em 4c. Eu tenho vídeo para aquele lance mas não tenho aqui uma opção de carregar.
  • Eu movi o meu peão para F5, (seta roxa), e o meu oponente capturou-o ao mover o seu peão para F6 (seta azul). Como é isto possível?
  • Eu estou a jogar e eu ameacei xeque-mate ao mover para f5 mas está a mostrar que o peão dele comeu o meu peão exf6.

Ainda Estás Confuso(a)?

Como tu podes ver, alguns jogadores ainda estão confusos sobre en passant—e legitimamente! Este parece violar as outras regras de xadrez, e ninguém gosta de excepções (excepto quando estas são favoráveis).

Finalmente, aqui estão duas das minhas melhor favoritas.

Esta pessoa queria ter a certeza que nós sabíamos qual a peça com que ele estava a ter problemas:

EU MOVI UM PEÃO PARA O LADO DE OUTRO PEÃO E AQUELE PEÃO TOMOU O MEU PEÃO QUANDO O MEU PEÃO ESTAVA AO LADO DELE.

E este tipo foi suficientemente gentil para sugerir como consertar o código:

Peão preto toma peão branco, mas peão branco não está de facto presente portanto isso não deverá ser permitido (não é verdade?). Primeira vez que vi isto, suponho que é raro. A minha melhor suposição é que programaram um lance duplo de peões como dois lances individuais mas esqueceram de remover alguma condição do tabuleiro.

Obrigado a todos que vêm para jogar no Chess.com...e reportar falhas!


Gostarias de receber mais conteúdo de xadrez em Português? Segue estes canais!

null  /chesscom.pt null  /chesscom_pt null  /chesscomPT null  /chesscom_xadrez
Mais de erik
Notação de Xadrez - A Linguagem do Xadrez!

Notação de Xadrez - A Linguagem do Xadrez!