Copa Intercontinental Sub-12 de Xadrez Online

41 Üzv
23 noy 2020
1 Event Played

 Festival Internacional dos Esportes da Mente
Modalidade Xadrez

 

 

 

Regulamento Geral

 

 

 

Art. 1º – O Festival Internacional dos Esportes da Mente – Modalidade Xadrez - é uma competição que tem por objetivo incentivar a prática desportiva eletrônica no meio estudantil, valorizando os benefícios educacionais e comportamentais inerentes ao esporte como amizade, cooperação, disciplina, ética, inclusão, integração, participação, respeito mútuo, solidariedade e superação. A competição será destinada a todos os profissionais e simpatizantes do meio enxadrístico.

Art. 2º – O Festival Internacional dos Esportes da Mente é um evento gratuito, promovido e realizado pela Confederação Brasileira de Xadrez Escolar.

Art. 3º – À Confederação Brasileira de Xadrez Escolar compete:

  • Organizar e dirigir o torneio;
  • Divulgar links de acessos e conferir informações passadas pelos competidores.

Art. 4º – O Festival Internacional dos Esportes da Mente será realizado nos dias 26 e 27 de novembro de 2020.

No dia 26/11/2020 serão realizadas a Copa Intercontinental Sub-12 de Xadrez Online, a Copa Intercontinental Sub-16 de Xadrez Online e a Copa Intercontinental Sub-21 de Xadrez Online, com início previsto para às 19h00.

No dia 27/11/2020 serão realizados o Campeonato Intercontinental de Xadrez Online e o Campeonato Intercontinental Universitário de Xadrez Online, com início previsto para às 19h00.

Art. 5º – As inscrições deverão ser realizadas por meio de formulário eletrônico, disponível no site da Confederação Brasileira de Xadrez escolar: cbxe.org.br. O prazo de inscrição se encerra no dia 22/11/2020 às 23h59.

Parágrafo único – A partir do ato de inscrição, os pais e/ou responsáveis autorizam a participação dos seus respectivos dependentes nesta competição.

Art. 6º – O Festival Internacional dos Esportes da Mente será disputado nos seguintes torneios:

  • Copa Intercontinental Sub-12 de Xadrez Online (nascidos após 31 de dezembro de 2007);
  • 2) Copa Intercontinental Sub-16 de Xadrez Online (nascidos nos anos de 2004, 2005, 2006 e 2007);
  • 3) Copa Intercontinental Sub-21 de Xadrez Online (nascidos nos anos de 1999, 2000, 2001, 2002 e 2003);
  • 4) Campeonato Intercontinental Categoria Livre de Xadrez Online (aberta para todas as faixas etárias);
  • 5) Campeonato Intercontinental Universitário de Xadrez Online (participantes regularmente matriculados no ensino superior e especializações, professores e servidores).

Art. 7º A competição será regida pelas regras da Confederação Brasileira de Xadrez Escolar, bem como por suas diretrizes, onde houver aplicabilidade, sobrepostas pelas adaptações gerais da plataforma de jogos online para o xadrez padrão, salvaguardadas as disposições do presente Regulamento.

 

Art. 8º As partidas serão realizadas online, na plataforma do Chess.com e o gerenciamento da competição estará condicionado aos recursos e ferramentas da plataforma.

Art. 9º – O Festival Internacional dos Esportes da Mente da Confederação Brasileira de Xadrez Escolar será disputado em partidas relâmpago. O ritmo de jogo será de 5 minutos para cada jogador com incremento de 2 segundos por lance efetuado.

Art. 10º – Adotar-se-á o Sistema Suíço de Emparceiramento e o número de rodadas para cada campeonato será de 09 rodadas.

Art. 11º – Os critérios de desempate utilizados serão da plataforma Chess.com, bem como a disposição da classificação final. Excetuando-se quando tiverem dois ou mais jogadores com 100% de aproveitamento. Neste caso serão convidados a participar de uma partida extra com sorteio de cores.

Art. 12º – Todos os jogadores deverão ter conta no Chess.com, com o mesmo nome de usuário informado em sua inscrição, e foto de perfil do jogador.

Parágrafo único – A fim de que possa participar da competição o jogador receberá o link para que possa se tornar membro do clube e assim participar do torneio. É de inteira responsabilidade do jogador solicitar entrada no clube após recebimento do link.

Art. 13º – Os participantes deverão acessar suas contas e entrarem no torneio até o início no horário estabelecido.

Parágrafo único – Não haverá tolerância de atraso e o jogador não poderá entrar após o início da primeira rodada.

Art. 14º – É de inteira responsabilidade do participante quaisquer situações de queda de conexão. Havendo queda de conexão o jogador poderá retornar para a partida antes que se caracterize como abandono da mesma. Podendo o jogador participar da rodada seguinte, desde que consiga acessar novamente o torneio.

Art. 15 – O jogador que se retirar da competição, caracterizando abandono de torneio, deverá apresentar justificativa aos organizadores. Após avaliação, poderá sofrer sanções cabíveis.

Art.16 – Durante as partidas, o jogador se comprometerá em valorizar o fair play e adotar as seguintes diretrizes do Torneio Escolar de Xadrez Online:

  • Não fazer uso de softwares de análises ou módulos de finais;
  • Não receber auxílio de outro ou deixar que outro jogue a partida;
  • Não dirigir, a qualquer momento, palavras grosseiras ao adversário.

Parágrafo único – Durante o torneio os organizadores estarão observando as partidas e se constatada a ajuda de qualquer fator externo, o jogador será imediatamente retirado do torneio e considerado impossibilitado de participar de eventos futuros. Todas as denúncias serão avaliadas pelas ferramentas do Chess.com.

 

 

 

Art. 17º – Serão distribuídas premiações iguais para todos os campeonatos:

  • 01 Jogo de xadrez (contendo tabuleiro, jogo de peças e embalagem para transporte), um relógio de xadrez analógico Jaehrig e chaveiro para o campeão de cada campeonato;
  • 01 Jogo de Xadrez (contendo tabuleiro, jogo de peças e embalagem para transporte) mais um chaveiro para as três melhores colocadas femininas.
  • 01 Jogo de Xadrez (contendo tabuleiro, jogo de peças e embalagem para transporte) e chaveiro do segundo ao décimo colocados de cada campeonato.

Parágrafo Único – As premiações não são cumulativas e o participante que obter premiação, deverá entrar em contato com a organização, afim de informar o endereço para envio da premiação.

Art. 18º – Um protesto somente poderá ser apresentado pelo jogador ao final do torneio e, sempre que possível, o reivindicante deverá apresentar registros de imagens que justifiquem o protesto.

Parágrafo único – A Comissão Organizadora é soberana em suas decisões. O jogador que desacatar ou ofender a Comissão Organizadora, bem como algum adversário, poderá sofrer sanções tais como a suspensão ou exclusão de outros eventos.

Art. 19º – A Comissão Organizadora do evento não se responsabiliza por inscrições perdidas, apresentadas fora do prazo, incompletas, inválidas, dirigidas de forma incorreta ou que se apresentem confusas, as quais serão desqualificadas. Não se responsabilizará igualmente por qualquer atraso do participante ao cumprimento dos horários pré-estabelecidos à competição.

Art. 20º O direito de sons e/ou imagens dos jogadores e demais envolvidos na competição obtidos antes, durante e após a competição, poderá ser utilizado pela Confederação Brasileira de Xadrez Escolar e por seus apoiadores a título de divulgação, sem fins comerciais, nos seguintes meios: revista ou livros, jornais, emissoras de rádio e televisão, outdoor, campanhas publicitárias, locais de competição, Instagram, Twitter, Facebook, Youtube, Flickr, Twitch, entre outras mídias sociais a serem criadas.

Art. 21º – Todas as questões serão avaliadas segundo os critérios estabelecidos pela Confederação Brasileira de Xadrez Escolar e os participantes renunciam expressamente, ao aceitarem as regras deste campeonato, a qualquer questionamento sobre os critérios/regras adotados.

Art. 22º – Na existência de alguma situação não prevista, se necessário, a Organização poderá adicionar ou modificar alguma regra. Dessa forma, o regulamento e o formato da competição poderão sofrer alterações a qualquer momento e sem aviso prévio.

Art. 23º – Os casos omissos serão resolvidos pela Comissão Organizadora.