Conclusão Polémica no Campeonato Canadiano

Conclusão Polémica no Campeonato Canadiano

O Campeonato Canadiano de Xadrez de 2017 foi invertido de cabeça para baixo, literalmente.

Tendo sido disputado em Montreal de 27 de Junho a 1 deJulho, dois jogadores acabaram empatados a 8,0/9 e foram a um playoff, que a maioria dos adeptos de xadrez prefere para que títulos sejam determinados. Mas este teve uma conclusão dramática e controversa, onde uma torre de cabeça para baixo não era, na verdade, uma dama. O que se passa com os playoff de blitz na América do Norte??

IM Nikolay Noritsyn (esquerda) e GM Bator Sambuev durante o seu encontro clássico na rodada quatro, que Noritsyn venceu. Foto: John Upper.

GM Bator Sambuev e IM Nikolay Noritsyn, ambos antigos campeões Canadianos, empataram as quatro partidas rápidas do playoff (15+10) a dois pontos cada. Com títulos adicionais ainda para ser decididos (Sambuev já tinha vencido duas vezes; Noritsyn uma), eles empataram também uma partida de blitz (5+3). Nada de invulgar, até à conclusão da segunda partida de blitz.

null

Noritsyn (esquerda) e Sambuev (direita) num post-mortem após a sua partida clássica. Uma terceiro anterior campeão, o GM Alexander Lesiège, observa. Foto: John Upper.

Noritsyn, jogando de Pretas, avançou vários peões passados perto do fim da partida e foi o primeiro a promover. Repara que ele não foi o primeiro a fazer uma dama apesar de ser essa a sua intenção. Com seis segundos restantes, Noritsyn jogou ...d1, tentou achar uma dama preta, e não vendo nenhuma, agarrou uma torre capturada. Ele declarou "dama" e virou-a de cabeça para baixo em d1 antes de carregar no seu relógio com quatro segundos restantes.

Foi então que o Árbitro-Chefe da partida IA Pierre Dénommée interviu agitando as suas mãos e parando o relógio. Ele declarou o lance como ilegal, mas que a peça podia ser jogada como uma torre.

Antes de passarmos aos pormenores dos regulamentos, aqui está o video da partida inteira, mas nós escolhemos a porção mais relevante:

Como podes ver e escutar, o árbitro menciona que uma dama estava disponível. Dois árbitros apontam para a dama Preta, que estava à vista.

"Il y en avait," querendo dizer, "Havia uma [dama] ali," foi dito por um dos árbitros.

Mas havia mesmo uma? Os árbitros não tiveram o benefício de um vídeo, mas volta atrás e observa os momentos climáticos de novo. A dama das Pretas não estava na pilha de peças capturadas quando Noritsyn jogou ...d1. Ela veio da mão esquerda de Sambuev após o lance ser completado. Sambuev não parece tê-la tomado nos momentos finais; ela tinha estado na sua mão esquerda por mais de três minutos e bem antes dos peões estarem perto da promoção.

null

Sambuev (esquerda) joga o IM Thanh Nha Duong na rodada três enquanto o IM Aman Hamilton observa. Foto: John Upper.

Vários árbitros observaram a partida final e a regra pareceu ser a regra 4.4(d) dos Regulamentos de Xadrez da FIDE:

"Se um jogador que tem o lance...promoveu um peão, a escolha da peça é finalizada (sic), quando a peça toca na casa de promoção."

De acordo com a regra 6.12(b), as Pretas podiam ter parado o relógio para "pedir a assistência do árbitro, por exemplo quando a promoção teve lugar e a peça necessária não está disponível."

A partida continuou. A nova peça das Pretas era uma torre, e depois da promoção das Brancas, Sambuev converteu a vitória. Não só venceu ele o seu terceiro Campeonato Canadiano, mas o título também deu direito ao único lugar automático para a próxima Taça do Mundo uma vez que o evento dobrou como 'Zonal 2.2.'

Para completar, aqui está a partida final, que foi fascinante por mérito próprio. Sim, Sambuev podia ter anulado tudo isto com o final do "Searching for Bobby Fischer" uma vez que 49. a7 h1=D (mesmo ...h1=C+ não ajuda!) 50. a8=D+ dá uma forquilha ao rei e dama Pretos.

Noritsyn disse ao Chess.com que ele tinha jogado o Toronto Blitz Championship algumas semanas antes e tinha aprendido regras de blitz que ele não conhecia previamente, mas não se recordava de nada sobre torres invertidas.

"Durante a partida de desempate, eu não sabia que o castigo por promover uma torre de cabeça-para-baixo era ter de promover a torre," disse ele. "Eu só usei a torre porque não vi uma dama sobre a mesa...Nao houve a intenção de promover uma torre."

Ele disse que agarrar uma torre foi "instintivo."

null

Noritsyn, vice-campeão do Campeonato Canadiano de 2017. Foto: John Upper, que publicou o seu próprio relatório da partida final de playoff aqui.

"Eu senti depois do desempate que tinha sido de certo modo injusto," contou Noritsyn ao Chess.com. "Senti-me enganado e roubado depois de ver o vídeo."

Para além da dama escondida, não haviam damas suplentes colocadas sobre a mesa para situações em que houvessem posições de damas duplas.

"Cómico que o nosso campeonato nacional não tivesse árbitros que se lembrassem de colocar extra Damas sobre a mesa," escreveu o IM Aman Hamilton num fórum online.

Noritsyn discorda com o castigo, e disse ao Chess.com que em vez deste mais justo teria sido ter concedido tempo extra a Sambuev, como no caso de um lance ilegal.

Curiosamente, a regra 7.4(a) sugere que se Noritsyn tivesse jogado ...d1 e deixado lá o peão e carregado no relógio, isso teria sido exatamente o que teria acontecido. O árbitro provavelmente teria adicionado dois minutos ao relógio de Sambuev, e as Pretas teriam tido uma segunda oportunidade de promover a dama apropriadamente.

Nortisyn escreveu num fórum de xadrez online que ele não acusa Sambuev de qualquer subterfúgio. No vídeo, Sambuev não pareceu dizer nada enquanto o incidente se desenrolou. Após a partida, Noritsyn disse que ele congratulou o seu oponente em Russo mas queria "desaparecer' do embaraço. Noritsyn disse que por coincidência ele voltou para Toronto no mesmo ónibus que Sambuev, que lhe desejou "udachi" (boa sorte).

Apesar de ter um recorde de tiebreak melhor e de vencer a sua partida mútua de xadrez clássico, Noritsyn disse que "não há nada mais justo do que provar a tua superioridade sobre o tabuleiro em vez de números de tiebreak."

O Chess.com tentou entrar em contacto com Sambuev mas até ao momento em que este artigo foi escrito não houve uma resposta.

Aqui está o seu encontro clássico de cedo no torneio.

Dénommée respondeu dizendo que devido a obrigações contratuais, ele não pode comentar sobre os pormenores do incidente. Ele disse também que não podem ser feitos recursos no local durante um playoff, segundo os regulamentos da FIDE.

Noritsyn confirmou ao Chess.com que ele fez um apelo à Federação de Xadrez do Canadá, que tem um Comité Nacional de Apelos para tais casos. Ele referiu o facto da sua dama estar escondida e disse que a regra 12.1 da FIDE é muito "vaga" e declara: "Os jogadores não levarão a cabo acções que tragam descrédito ao jogo de xadrez."

Ele disse que é "agnóstico" em relação a pensar se Sambuev estava a esconder a dama deliberadamente.

Campeonato Canadiano de 2017, Classificações Finais (Dez primeiros)

Rk. Name Rtg FED TB1 TB2 TB3
1 IM Noritsyn, Nikolay 2473 8,0 26,5 44,50
2 GM Sambuev, Bator* 2539 8,0 26,5 40,00
3 FM Thavandiran, Shiyam 2363 6,0 25,5 28,00
4 FM Yu Zong Yang 2393 6,0 23,5 29,25
5 Itkin, David 2147 5,5 25,5 24,00
6 IM Hambleton, Aman 2471 5,0 25,0 23,75
7 Clyde, Jordan 2173 5,0 23,5 21,75
8 FM Plotkin, Victor 2265 5,0 22,0 21,00
9 FM Sohal, Tanraj S. 2319 5,0 22,0 19,75
10 Huang Qiuyu 2034 4,5 24,0 20,00

*vencedor em playoff


Gostarias de receber mais conteúdo de xadrez em Português? Segue estes canais!

null  /chesscom.pt null  /chesscom_pt null  /chesscomPT null  /chesscom_xadrez
Mais de FM MikeKlein
Mundial de Xadrez Partida 12: Carlsen Oferece Empate em Melhor Posição para Ir a Tiebreak

Mundial de Xadrez Partida 12: Carlsen Oferece Empate em Melhor Posição para Ir a Tiebreak

Mundial de Xadrez Partida 10: Série de Empates Continua Apesar de Partida Louca

Mundial de Xadrez Partida 10: Série de Empates Continua Apesar de Partida Louca