Artigos
Como melhorar no xadrez?

Como melhorar no xadrez?

GMKrikor
| 90 | Para iniciantes

Fala pessoal!

Resolvi escrever esse artigo pra tirar uma dúvida muito comum: Como melhorar e se desenvolver no xadrez?

A resposta não é tão simples, mas vou tentar colocar aqui algumas ideias e planos de estudo:

SEMPRE resolva exercícios táticos -

Jogadores de todos os níveis devem fazer treinos táticos, desde iniciantes até os melhores do mundo. É a mesma coisa de ir na academia ou fazer exercícios físicos para estar em forma. O nosso cérebro precisa estar em forma para conseguir fazer boas partidas

  • Como fazer isso? https://www.chess.com/puzzles/ é a ferramenta de exercícios táticos do chess.com, vale a pena conferir! Uma dica alternativa é começar com um livro que explique os temas táticos para facilitar a identificação na hora de fazer os exercícios. Gosto muito do livro 'Combinative Motifs' do Maxim Blokh. Confira aqui a PLAYLIST de exercícios táticos lá no meu canal do Youtube:

Escolha apenas UMA abertura de brancas e DUAS defesas de pretas (uma contra 1.e4 e outra contra 1.d4)

 O estudo aprofundado de aberturas é algo que se deve fazer apenas em um nível mais avançado. Para quem está começando, o essencial é escolher uma abertura de brancas (darei exemplos a seguir), e duas defesas de pretas, sendo uma quando as brancas abrem com o peão do rei (1.e4, que é o lance mais comum nos níveis iniciantes), e outra quando as brancas iniciam com  o peão da dama (1.d4) ou outros lances iniciais.

Sugestões para as brancas

  • Começar com o peão do rei (1.e4) e buscar posições mais agressivas, com um jogo mais livre. Na minha PLAYLIST no youtube chamada 'Dilemas de Abertura', você pode encontrar várias sugestões para o seu repertório começando com o lance 1.e4, como por exemplo a Abertura do Bispo, o Gambito Morra, ou a Siciliana Fechada.
  • Começar com o peão da dama (1.d4) e buscar posições mais tranquilas, com um jogo mais posicional, de manobras.
  • Começar com a abertura inglesa (1.c4) e buscar posições mais calmas, tendo muita semelhança com a defesa siciliana de cores invertidas (quando as brancas jogam 1.e4 e as pretas fazem 1...c5). Segue um vídeo que fiz da abertura inglesa:

Sugestões para as pretas contra 1.e4

  • A defesa siciliana (1.e4 c5) é excelente para todos os níveis e não é tão difícil de ser jogada como a maioria das pessoas pensa. 
  • A defesa Caro-Kann é outra ótima sugestão para quem busca um jogo mais fechado. Segue o vídeo que fiz no youtube dessa defesa:  

Sugestões para as pretas contra 1.d4 ou sistemas similares (1.c4, 1.Cf3, etc.)

Os sistemas com o fianchetto do bispo do rei são bem interessantes para quem está começando, seja com a mais tradicional índia do rei (1.d4 Cf6 2.c4 g6 3.Cc3 Bg7 4.e4 d6) ou a agressiva Gruenfeld (1.d4 Cf6 2.c4 g6 3.Cc3 d5). Seguem abaixo os vídeos que fiz sobre as duas defesas:

Defesa Gruenfeld

Defesa Índia do Rei

Busque construir algum conhecimento, gradualmente 

Além de fazer treinos táticos e ter um repertório básico de aberturas, é essencial que você construa conhecimento aos poucos. Isso pode acontecer com a leitura de livros de estratégia, meio-jogo ou finais. Esse tipo de estudo é um pouco mais 'lento' do que os treinos táticos, mas é o que dá mais retorno a longo prazo. Seguem algumas sugestões:

JOGUE!

Colocar em prática o que você treina é uma coisa legal de se fazer e também colabora com o nosso desenvolvimento. Hoje em dia, é muito fácil encontrar um adversário na Internet a qualquer hora do dia. Mas lembre-se que jogar em excesso é desgastante e não te traz benefícios. A prática moderada é necessária para estar 'em forma' e também para você poder analisar os seus próprios erros. Para quem está em nível iniciante ou básico, é importante fazer partidas de no mínimo 10 minutos para cada jogador. A análise dos próprios jogos é um dos melhores caminhos para o progresso, mas é uma prática que a gente se acostuma aos poucos. O ideal é tentar analisar sozinho, e só depois buscar a ajuda de um computador (engine).

Quero complementar esse artigo aos poucos, por isso fiquem à vontade para darem ideias e deixarem perguntas nos comentários!

GMKrikor
GM Krikor Sevag Mekhitarian

Diretor de Conteúdo em Português no chess.com

Portuguese Language Content Director at chess.com

Twitch:  https://www.twitch.tv/gmkrikor 

YouTube: http://youtube.com/gmkrikorsm

ChessTV in Portuguese:  https://www.twitch.tv/chesscompt

 

 

Mais de GM GMKrikor
Conheça 5 finais espetaculares de Capablanca!

Conheça 5 finais espetaculares de Capablanca!

6 Sacrifícios de Dama que você talvez não conheça!

6 Sacrifícios de Dama que você talvez não conheça!