
Personalidades históricas, enxadristas amadores: Humphrey Bogart
Saudações, enxadristas! Continuando a série sobre personagens históricos e enxadristas amadores, iremos tecer algumas palavras hoje sobre o ator norte-americano Humphrey Bogart.
A relação de Humphrey Bogart com o xadrez possui capítulos curiosos e que explicam importância o que xadrez representou na sua história de vida.
Bogart nasceu em 1899 e aprendeu a jogar xadrez no inicio da adolescência, por influencia paterna. Durante a crise econômica de 1929, Bogart, ainda um ator desconhecido, sobreviveu ao desemprego através do que conquistava com pequenas apostas jogando xadrez em Nova York. Já como ator consagrado, costuma jogar xadrez nos sets de filmagens e a ideia do protagonista de Casablanca ( Rick Blaine ) ser um enxadrista, foi do próprio Humphrey Bogart.
Famosa cena do filme Casablanca, um dos maires clássicos da história do cinema. A ideia do protagonista Rick Blaine ser um jogador de xadrez foi do próprio Humphrey Bogart.
Durante a segunda guerra mundial, costumava jogar xadrez por correspondência com soldados em combate no exterior. Em 1943, o FBI o proíbe de jogar xadrez por correspondência. O FBI, abrindo suas cartas , suspeitava com que as anotações de xadrez eram códigos secretos...
Bogart jogando xadrez nos bastidores do set de filmagens de Casablanca.
Bogart também atuou como diretor de torneios junto à Federação de Xadrez do Estados Unidos e contribuiu com patrocínio vital para a realização do importante congresso panamericano de xadrez realizado em 1945, em que Samuel Reshevsky se sagrou campeão , seguido por Reuben Fine.
Numa certa ocasião, Bogart perdeu 100$ (uma quantia significativa para os padrões da época) numa partida de xadrez, mas não se abateu. Quando chegou em casa, telefonou para o oponente e o desafiou para outra partida de xadrez, por telefone. Venceu através de uma miniatura, seu oponente perdeu em 20 lances. Na ocasião estava em sua casa o mestre de xadrez Herman Steiner. Um registro de um curioso caso de trapaça numa época muito anterior ao advento dos computadores...
Humphrey Bogart jogando xadrez com o também ator Charles Boyer, acompanhando a partida, sua esposa Lauren Bacall e o mestre de xadrez Herman Steiner. A partida em questão aconteceu no camarim de Boyer, nos estúdios da Warner Bros.
Humphrey Bogart também contribuiu para a teoria de aberturas no xadrez: É o criador do exótico gambito que leva seu nome. Os lances que caracterizam o gambito são: 1. d4; Cf6 . 2.g4!?, com planos de conquistar um forte centro e um rápido ataque na ala do rei ao custo de um peão. Na partida que segue, jogada por Bogart de brancas contra um jogador anônimo, o ator e enxadrista emprega com sucesso seu audacioso gambito.