Minha partida com o Mittens, dicas pfv tenho so 900 de rating

13- Ch4 foi um lance sem objetivo e foi o início da ruína na partida, perceba que esta casa é indiretamente atacada por duas peças inimigas, a Dama e o Bispo, basta tirar o cavalo e pronto. Nesse caso o ganho material para as pretas é inevitável.
A primeira dica é fazer lances coerentes ou que tenham um objetivo de longo prazo, levando em consideração seus planos.
A segunda dica é evitar sempre que possível mover peças importantes para casas desprotegidas, como foi o caso do fatídico Ch4.
Outra dica é fazer o seu lance tbm levando em consideração o futuro lance do adversário, no 13º lance, se pensar um pouco pode perceber a ideia das pretas de Cc5, objetivando quebrar seu par de bispos e/ou pressionar o peão de e4.
Mas o melhor me parece d5, já que depois das trocas, o Cavalo de d7 vai para f6 defendendo o peão que ameaçará um duplo terrível no bispo branco e no cavalo de f3, que você talvez não conseguiria resolver sem perda material, pois deixou seu bispo branco totalmente preso em d3.
Quarta dica então, as peças precisam ter casas de movimentação livres.
Os planos básicos de desenvolvimento de peças, ocupação do centro, proteção do rei, conexão das torres, etc. são essenciais ao bom jogo, mas é preciso saber desenvolver (seu desenvolvimento foi avulso e não foi coerente com a abertura escolhida), saber ocupar o centro (as peças ficaram rapidamente sem espaço), saber conectar as torres (desenvolvimento precoce prendendo as peças para livrar a linha das torres sem uma necessidade imediata).
Vc seguiu as ideias básicas de início de jogo e depois ficou sem lances "fáceis", porém o 13º lance, seu no caso, definitivamente não é fácil de achar.
Abraço.