puzzle

Quando meu jogo chegou neste lance, eu infelizmente nao percebi esta jogada entao o game resultou em um empate.

Ao meu ver the grunner não há maneira de as brancas defenderem sua torre e o cavalo.Caso voce ache alguma variante poste para nos analisarmos.Obrigado.
Na verdade, qualquer lance de cavalo levaria à perda da torre por desproteção (...Kxd6). Além disso, qualquer lance de torre levaria à perda da torre imediatamente, pois as pretas poderiam capturá-la com seu rei ou com seus peões.
Até 3.Rd4 perde devido ao ataque a descoberto 3...f5, quando o bispo ataca a torre e o peão ataca o cavalo.
3.c4 não é uma besteira total por 2 motivos:
1) É zugswang. Nenhum outro lance salvaria as brancas de perdas materiais.
2) 3.c4 visa c5 e tenta defender a torre. Infelizmente, não se pode chegar a c5 com um único lance. Mas se fosse possível, as pretas se salvariam. Ou seja, a ideia por trás de c4 não é ruim, só é lenta. Ela é provavelmente a melhor ideia dentre as possiveis (afinal, é a única forma de voltar à competição caso as pretas se abestalhem e não joguem logo ...f5).
Zugswangs são meio enganosos mesmo. Cito como exemplo a clássica cilada da ruy lopez
É fácil pensar que 9.f3 ou 10.Re1 são jogadas ruins porque não evitam o mate, mas a verdade é que, embora as brancas estejam CHEIAS de opções, nenhuma delas salva do mate depois que se forma a bateria de dama e torre na coluna-h.
Como diz o Fontoura: há um princípio que diz "3 peças (neste caso o uma delas pode ser peão) + coluna aberta = mate"
Em uma situação de zugswang, toda jogada parece estúpida. Mas, ao meu ver, um lance não merece o rótulo de fraco se não existir outro melhor. Um lance pode ser insatisfatório e mesmo assim ainda ser o melhor possível dentro de um contexto de zugswang.