Sabes Como Promover Um Peão?

Sabes Como Promover Um Peão?

Gserper
GM Gserper
13/08/2017, 00:00 |
62 | Diversos

A questão no título do artigo talvez te surpeenda.

De facto, o que pode ser mais fácil do que empurrar o teu peão para a fileira de trás e escolher a peça que tu queres que se torne?

Na realidade, existem mais problemas que advêm duma promoção de peão do que podes imaginar. Existem muitas razões para este lamentável fenómeno. Parcialmente a culpa é da FIDE pela sua tendência de complicar as regras de xadrez. Havia uma piada no xadrez nos anos da minha juventude de que o melhor árbitro de xadrez é aquele que é invisível durante um torneio. Na verdade, se depois de tal torneio os jogadores não sabem até quem era o chefe dos árbitros, isso quer dizer que não houveram incidentes desagradáveis ou conflitos durante o evento.

É claro essa é a melhor virtude dum bom diretor de torneio: de evitar qualquer problema antes até deste surgir. Hoje em dia os árbitros de xadrez precisam de ser acreditados pela FIDE e consequentemente eles têm de participar em numerosos cursos de árbitro. É um negócio muito lucrativo para a FIDE e portanto faz perfeito sentido para esta de fazer as regras de xadrez mais e mais complicadas, inventando testes de doping, regras de "zero tolerância, etc.

Eu já expressei a minha opinião sobre este tópico neste artigo há muito tempo atrás. Até uma regra inocente como a promoção de peão foi afetada.

null

Uma ilustração disso é o seguinte episódio do Campeonato do Mundo de Blitz de Senhoras. Como provavelmente sabes, um lance ilegal é punido por uma derrota instantânea em Blitz, portanto é extremamente importante seguir as regras oficiais. A senhora que jogou de Brancas promoveu o seu peão ao jogar b7-b8=D; o que pode dar errado? Bom, ela colocou a sua nova dama em b8 e removeu simplesmente o peão-b7 do tabuleiro. Consequentemente ela perdeu a partida por lance ilegal.

É simultaneamente engraçado e triste observar os árbitros a ensinar a um mestre internacional como promover um peão. Quer dizer, é suposto saberes empurrar primeiro o peão para b8 e só então o substituir por uma dama. 

Eu sinto muita pena da senhora uma vez que durante a maior parte da minha carreira de xadrez eu promovi os meus peões exactamente da mesma maneira: colocando uma nova dama na oitava fileira e removendo o peão da sétima fileira sem o actualmente mover. Ainda mais, por minha observação pessoal, isto é exatamente como a maioria dos jogadores titulados executaram este supostamente simples procedimento.

Hoje em dia, quando parece que a FIDE escreve novas regras todos os meses, tu nunca podes ter a certeza. É um sinal dos tempos que um GM e treinador Russo bem conhecido admite no Facebook que ele já não sabe mais como promover um peão. 

Aqui está o vídeo deste doloroso episódio com legendas em Inglês:

É claro que não seria justo de culpar a FIDE por todos os problemas uma vez que em alguns casos é claramente a culpa do jogador de xadrez. Olha para o próximo vídeo, onde o GM Topalov empurrou o seu peão e2-e1 e carregou no relógio sem substituir o peão com a peça. Enquanto é absolutamente claro que ele assumiu a promoção para uma dama, mesmo assim o lance é ilegal!

Uma situação semelhante aconteceu na famosa partida entre Kasparov e Karpov. Felizmente que as consequências foram menos dramáticas porque em torneios não-blitz regulares, um lance ilegal não causa uma perda imediata. Olha para o seguinte diagrama:

Aqui está como Wikipedia descreve o que aconteceu:

Karpov estava em sérios apuros, com um minuto para fazer 16 lances. Nesta posição, kasparov capturou a torre em d1 com o peão em c2, e disse "Dama!", indicando que a peça promovida era uma dama. No entanto, não havia uma dama imediatamente disponível. Levou algum tempo para o árbitro de aparecer com uma dama preta. Kasparov disse que se ele tivesse prestado atenção, ele teria promovido para uma torre, que estava disponível. O relógio de Kasparov estava a andar enquanto o árbitro foi buscar uma dama, portanto ele começou o relógio de Karpov. Karpov jogou imediatamente 25.Dxe4 e Kasparov disse-lhe que ele estava em xeque. Karpov respondeu "De quê? Pode ser um bispo em d1." Os relógios forma parados. O árbitro encontrou uma dama preta, a partida foi regressada à posição depois de 24...cxd1=D+, e Karpov foi dado dois minutos extra no seu relógio devido ao lance ilegal de Kasparov (uma vez que começar o relógio do oponente significou a conclusão do seu lance, que não foi possível sem uma peça para promover).

Finalmente. por vezes tais incidentes são puramente a culpa do árbitro. Nós já discutimos este assunto neste velho artigo. Um incidente muito desagradável aconteceu na partida de tiebreak que era suposta determinar o vencedor do torneio Canadian Zonal que terminou o mês passado. Primeiro olha para o que lá aconteceu (começa a partir de 14:15).

Eu não vou discutir o equipamento, que parece mais apropriado para uma boa partida no parque. Mas com não menos do que três peões a correr para a fileira de trás, o diretor do torneio, que estava a observar a partida inteira sem interrupção, devia ter perguntado a si mesmo uma questão muito simples: "Onde estão as damas?"  

Tu estás a ver como o inteiro incidente podia ter sido tão facilmente evitado!

A propósito, aqui está um exercício para os leitores mais atentos: onde estava a dama preta no momento quando as Pretas mais precisavam dela?

Finalmente, a parte mais importante deste artigo é para te ajudar a evitar tais problemas de acontecer nas tuas partidas. Portanto o que deves fazer? Aqui está o extrato tirado da página relevante do website oficial da USCF (EUA) onde esta explica as diferenças entre as regras da FIDE e as regras da USCF

As regras da FIDE:

Se um jogador move um peão para a última fileira e carrega no relógio sem substituir o peão com uma peça de promoção, o jogador completou um lance ilegal (ver item 5 para implicações) e o peão será substituído por uma dama da mesma cor que o peão. O jogador não tem opção na escolha de peça de promoção, mesmo se promover o peão para uma dama causa um mate afogado.

É ilegal usar uma torre invertida para significar "dama" quando promovendo um peão. Se a peça de promoção não está imediatamente disponível, o jogador deve parar os relógios e pedir ao árbitro por assistência.

As regras da USCF:

Se um jogador não substitui um peão na última fileira com um peça de promoção e carrega no relógio, o oponente pode imediatamente carregar no relógio ou parar o relógio e chamar um diretor (recomendável num controle de tempo de incremento). O jogador não perde o direito de escolher a peça de promoção.

As regras de Xadrez dos EUA declaram explicitamente que, quando promovendo um peão, uma torre invertida pode ser considerada como uma dama.

Eu desejo-te muitas felizes (e legais!) promoções de peão!


Gostarias de receber mais conteúdo de xadrez em Português? Segue estes canais!

null  /chesscom.pt null  /chesscom_pt null  /chesscomPT null  /chesscom_xadrez
Mais de GM Gserper
Como Podem os Empates Pré Arranjados Prejudicar as Tuas Próprias Aberturas?

Como Podem os Empates Pré Arranjados Prejudicar as Tuas Próprias Aberturas?

Os Segredos de Empates Pré Arranjados no Xadrez

Os Segredos de Empates Pré Arranjados no Xadrez