Upgrade to Chess.com Premium!

Brás - Chambel (análise)

Jogo interessante das negras, que mesmo com alguns lances irritantes conseguem mostrar superior entendimento posicional e obter posição dominadora. Tendo falhado a conclusão táctica (25... Ta8) tentam depois um barrete que acaba por complicar. No pânico, jogam lance desastroso (28... Ta8) e acabam por perder imenso material, ficando com 2 cavalos contra 2 torres e bispo. Porém, a desplicência do adversário devolve o bispo de imediato e permite a entrada dos cavalos em casas perigosas, o que acaba por permitir dar a volta à partida.
A abertura estava boa, sólida, até aparecer 8... De8. "uma jogada defensiva"? Mas qual era a ameaça? Ainda falta terminar o desenvolvimento e é preciso motivos concretos para não o fazer. A mesma critica vale para 10... a6.

Depois, em vários momentos (16... Bc5 em vez de ... bxc3,  26... Dd6 em vez de ... e4) um gosto por complicações ou armadilhas, que frequentemente saem ao contrário.

Uma suspeita: não terás visto 25... Ta8 já depois de teres jogado ... exd3 e por esse motivo tentaste voltar a criar a armadilha com ... Dd6, mas tarde de mais? 

Post your reply: