QUEM SÃO AS Testemunhas de Jeová? pt.3

EETech
EETech
Jan 26, 2012, 5:30 PM |
0

Perguntas feitas com frequência

Por que algumas pessoas falam mal das Testemunhas de Jeová?

Porque estão mal informadas ou talvez não gostem da obra de pregação delas. Mas, na verdade, as Testemunhas de Jeová fazem essa obra por amor ao próximo. Entendem que as pessoas precisam “invocar o nome de Jeová” para ser salvas. — Romanos 10:13.

As Testemunhas de Jeová são protestantes, fundamentalistas ou uma seita?

As Testemunhas de Jeová são cristãs. Mas não são protestantes pelos mesmos motivos que não são católicas, porque entendem que alguns ensinamentos dessas religiões não são bíblicos. Por exemplo, a Bíblia não ensina que Deus — o maior exemplo de amor — tortura eternamente pessoas num inferno de fogo. Também não ensina que o homem tem uma alma imortal nem que os cristãos devem se intrometer na política. — Ezequiel 18:4; João 15:19; 17:14; Romanos 6:23.*

“Fundamentalismo é um grande movimento dentro do protestantismo nos Estados Unidos”, diz The World Book Encyclopedia. Algumas organizações fundamentalistas “têm tomado posições sociais e políticas baseadas numa interpretação literal de textos bíblicos”. Essa definição não se aplica às Testemunhas de Jeová. Conforme já mencionado, elas não se envolvem na política nem impõem suas ideias por meio da política ou por outros meios. Elas conversam pessoalmente, usando o raciocínio e evidências convincentes, assim como faziam os primeiros cristãos. — Atos 19:8.

Uma seita é um grupo divergente dentro de uma comunidade religiosa ou que se separa dela, formando outra religião. As Testemunhas de Jeová não se separaram de nenhuma igreja. Não são uma seita.

ONDE A TOLERÂNCIA PREVALECE

Dois homens conversando sobre a Bíblia

A cidade de Bejucal de Ocampo, no sul do México, tem uma característica incomum. “A maioria dos habitantes são Testemunhas de Jeová”, diz um artigo do jornal Excélsior, acrescentando: “Um ambiente de tolerância religiosa e governamental prevalece. . . . Os cidadãos trocaram bebedeiras e cigarros por cânticos e leitura da Bíblia. Eles também respeitam as autoridades.”

Apesar da presença de outras religiões na cidade, “não surgiram conflitos ou discussões religiosas”, diz o jornal. “Não há lugar para hostilidade, e os vizinhos continuam se cumprimentando apesar da diversidade religiosa . . . Cada família professa sua religião com liberdade e isso não impede a integração social. Ninguém acha estranho o grande número de Testemunhas de Jeová em Bejucal.” Além disso, seus filhos vão ‘bem arrumados à escola, tiram boas notas e são comportados’, comentou um professor que não é Testemunha de Jeová.

Uma congregação das Testemunhas de Jeová

O que acontece nas reuniões das Testemunhas de Jeová?

Suas reuniões, que são abertas ao público, são basicamente estudos da Bíblia, muitas vezes com participação da assistência. Uma de suas reuniões semanais, a Escola do Ministério Teocrático, ensina os membros da congregação a fazer pesquisas e a desenvolver habilidades de ensino e leitura. Outra reunião é uma palestra bíblica de 30 minutos sobre um assunto que pode ser do interesse de pessoas que não são Testemunhas de Jeová. Normalmente, ela é seguida do estudo da Bíblia por meio da revista A Sentinela. As reuniões começam e terminam com cântico e oração. Também não se pede dinheiro nem se faz coleta. — 2 Coríntios 8:12.

Alguém fazendo um donativo

Como a obra das Testemunhas de Jeová é financiada?

Por meio de donativos voluntários. Elas não cobram por serviços religiosos como batismos, casamentos e funerais. Nem cobram dízimos. Quem desejar pode colocar um donativo numa caixa discretamente posicionada no Salão do Reino. As Testemunhas de Jeová produzem suas próprias publicações bíblicas — o que reduz os custos —, e suas filiais e seus modestos Salões do Reino em geral são construídos por voluntários.

Um casal conversando com seu médico

As Testemunhas de Jeová aceitam tratamento médico?

Sim. Na realidade, elas procuram o melhor tratamento possível para si mesmas e sua família. Muitas delas até mesmo trabalham na área de saúde como paramédicos, enfermeiros, médicos e cirurgiões. Mas as Testemunhas de Jeová não aceitam transfusões de sangue. A Bíblia diz que é preciso se ‘abster de sangue’. (Atos 15:28, 29) É interessante que cada vez mais médicos veem o tratamento sem sangue como o melhor padrão a ser seguido, pois assim se evitam muitos riscos à saúde relacionados ao uso de produtos à base de sangue.


*  O livro  O Que a Biblia Realmente Ensina?, publicado pelas Testemunhas de Jeová, apresenta o conceito da Bíblia sobre esses e vários outros assuntos importantes.