O temido Final de Torre - Parte 2.
Olá pessoal!
No post anterior eu compartilhei a primeira parte sobre Finais de Torre, utilizando como exemplos partidas minhas. E ao final do artigo comentei que havia um final em especial que iria compartilhar nesta parte 2. Então vamos lá!
A primeira partida.
Ano passado fui jogar o Aberto do Brasil de Poços de Caldas, e na segunda rodada fui emparceirado para jogar de brancas contra o CM Matheus Mendes. Joguei uma Catalã, e após uma luta teórica, chegamos na seguinte posição.
O Matheus foi imensamente criativo e jogou com Cd5. E após entregar o Peão de "c", dobrou meus Peões na coluna "e", onde chegamos na seguinte posição.
Como você jogaria de brancas esta posição?
E de negras?
O plano aqui de brancas é buscar ganhar o Peão de "a", só que em troca, será preciso entregar Peão também, na partida eu entreguei o de "e4" e o de "a2", e mesmo com o Peão a mais sofri bastante, já que meu adversário criou complicações avançando seus Peões da Ala do Rei, além de manter sempre o seu Rei ativo.
A segunda partida.
Quase um ano depois, na 3ª rodada do X Floripa Chess Open, enfrentei um piá de Sampa que jogou a mesma posição que o Matheus tinha jogado contra mim. A diferença, foi que na posição abaixo ele capturou minha Torre com sua Torre de “f’.
Este lance não é perdedor, só que ao sair da posição jogada contra o Matheus, meu adversário teve bastante dificuldade em prosseguir no meio de jogo, já que não conhecia bem os planos. Sendo assim chegamos nesta posição. Onde as negras precisam jogar.
Como você jogaria de negras esta posição?
Esta é uma posição curiosa, já que para a engine a posição esta totalmente igualada. Mas humanamente não é tão fácil jogar, já que as negras vão perder um Peão mais cedo ou mais tarde. Meu adversário cometeu uma imprecisão, que aproveitei, e desta forma levei para um final com Peão de vantagem, conforme diagrama abaixo.
Como você jogaria de brancas esta posição?
E de negras, qual o caminho para se defender?
Se você observar, é um final bem semelhante ao jogado contra o Matheus, só que por não ter os Peões dobrados na ala do Rei, as chances de vitória são muito maiores, na partida meu adversário se defendeu bem mal, e desta forma consegui converter a posição bem fácil. Mas você, como se defenderia nesta posição?
A forma correta de jogar o final com o Peão a menos.
Na 6ª rodada do X Floripa Chess Open eu enfrentei a penhense Mariana Nara Santana, que é tricampeã brasileira escolar de categorias. E após uma intensa luta na abertura e meio de jogo, chegamos no seguinte final.
Como você jogaria de negras esta posição?
A posição é bastante semelhante as posições já vistas neste artigo. Já que as brancas possuem um Peão passado na ala da Dama. Como já conhecia as ideias deste final, mesmo com pouco tempo (cerca de 3 minutos), joguei os planos corretos e consegui um bom empate. Claro que houve um momento, que as brancas tinham uma boa chance de vitória, mas devido a tensão minha adversária não a viu. Antes de trazer a posição critica, eis as regras que todo jogador que defende este tipo de final precisa seguir:
- O Rei precisa ficar sempre ativo, pois quando o rei adversário vai apoiar o Peão passado, este Rei precisa fazer a função de capturar os Peões, para buscar criar um Peão passado;
- É muito importante criar uma estrutura de Peões com "f7-g6-h5", já que desta forma evita que o adversário avance seus Peões dificultando desta forma o avanço do seu Rei;
- Não perder tempo com a Torre, e sim, buscar o mais rápido possível a posição de Peões acima, e o avanço do Rei, jogando bastante ativo e criando dores de cabeça para o adversário.
Agora eis a posição que chegamos.
Como você jogaria de brancas esta posição?
Aqui minha adversária não vê o único lance que dava chances reais de vitória. desta forma, consigo um empate bem tranquilo, e que me deixou bastante feliz, pois mostrou que apesar das dificuldades enfrentadas durante a partida, alguns finais, em especial o de Torre esta sendo cada vez melhor jogado.
Abaixo seguem os finais apresentados neste artigo, todos analisados, para você comparar com suas análises pessoais.
Bom estudo e diversão!
