Contra-Ataque Traxler

Ghandybh
Ghandybh
May 27, 2010, 12:57 PM |
2

A ideia desta abertura foi tão impressionante e bela que alguns jogadores imitaram do autor original desta ideia, Karel Traxler (1866-1936).

Ele era forte e prático, um jogador de correspondência, um compositor famoso problemas de xadrez e co-fundador e editor da primeira revista de xadrez checa (1896-1899).
Ele viveu e trabalhou em uma pequena cidade da Boémia do Sul, mas era bem conhecida nos círculos de xadrez em Viena e Praga.

Viena Chess News chamou de um artista com um pendor para a beleza e publicou muitas de suas composições memoráveis. Mas foi sua ideia inicial que lhe deu fama mundial.

Na defesa dois cavalos, uma abertura testadas por séculos, lança um ataque do cavalo branco, aparentemente mortal (1.e4 e5 2.Nf3 Cc6 3.Bc4 Nf6 4.Ng5).

Até hoje, esse ataque domina em muitos torneios. Em 1890, o Traxler 24 anos calmamente ignorou e fez uma lance útil, mover bispo em desenvolvimento (4 ... Bc5!?).

O Branco pode cumprir sua ameaça, forçando um garfo na rainha negras e uma torre (5.Nxf7), mas desencadeia um contra-ataque, um verdadeiro caleidoscópio negro de incríveis sacrifícios que deixa seu adversário sem fôlego. 5 ... Bxf2 é tão profundo este lance que até hoje não temos um veredicto final.

A tentativa mais recente de encontrar a verdade foi feita em 2000 por Dan Heisman sobre "O Contra-ataque Traxler", um CD publicado por Pickard & Son (www.chesscentral.com). Link: http://www.chesscentral.com/Traxler_Counterattack_p/301526.htm
O autor faz um grande esforço para analisar a complexidade da idéia Traxler com a ajuda de programas de computador e fez uma grande pesquisa.

Ele inclui cerca de 1.700 jogos, tomadas a partir de várias bases de dados. Estes dados são muitas vezes difíceis de verificar, mas Heisman ainda cometeu alguns erros declarado que o jogo contra o Graf Muller não foi disputada em 1873, mas ao contrário a mesma foi disputada no campeonato por correspondência da Alemanha Ocidental em 1972!

A beleza original

Traxler introduziu a ideia no jogo contra o J. Reinisch, jogado em 20 de março de 1890, em Hostoun - Republica Tcheca, digite "50.115998,14.201297" esta coordenada no google maps(http://maps.google.com.br/maps?hl=pt-BR&tab=wl) se você quiser conhecer esta cidadezinha. O jogo foi publicado pela primeira vez com suas notas e análises sobre 11 de outubro de 1892, na coluna de xadrez do Golden Prague. Eles mostram como ele estava à frente do seu tempo. A primeira análise séria por outros apareceram apenas 40 anos mais tarde.
OBS: Analise feita pelo site: http://www.clubedexadrez.com.br/portal/torre21/richard/partida-09.htm - Richard Guerrero (Tradução: E. Muniz)