x
Chess - Play & Learn

Chess.com

FREE - In Google Play

FREE - in Win Phone Store

VIEW
Xadrez: O roque.

Xadrez: O roque.

Ulquir
Mar 16, 2013, 4:11 PM 4

Prosseguindo na série de posts que trabalham com as regras mais complexas do jogo de xadrez, falarei agora sobre o roque.

O roque:

O roque é uma jogada extremamente comum, sendo executada em, praticamente, todas partidas de xadrez disputadas por jogadores experientes. No roque, move-se o rei e a torre ao mesmo tempo em uma única jogada. Ao ser executado no lado do rei(roque curto), o rei andará duas casas em direção à sua torre e esta andará duas casas em direção ao rei. Se for executado no lado da rainha(roque longo), o rei andará duas casas para a esquerda e a torre da rainha andará três casas para a direita.

As regras que permitem a feição do roque são as seguintes: (a) o rei e a torre que serão usados no roque não podem ter sido usados, movidos, nenhuma vez ao longo da partida; (b) o rei não pode estar em xeque - não se usa o roque para escapar de xeque, é ilegal; (c) o rei não pode, obviamente, entrar em xeque após o roque e nem mesmo pode passar por alguma casa em que entre em xeque. Por exemplo: se a rainha inimiga estiver em f5 ameaçando f1(tal como na figura ao lado), o roque curto não poderá ser executado enquanto essa situação perdurar.

O roque fornece uma grande vantagem defensiva, uma vez que o rei fica atrás de uma defesa muito bem estruturada. Por esse motivo, o movimento é chamado de "castling" pelos britânicos, e de fato, o roque cria um castelo que abriga o rei, deixando-o seguro à ataques que não sejam elaborados com o uso de um mínimo de estratégia. Dessa forma, movimentos que permitem a execução do roque, ou que impeçam que o adversário o faça, são movimentos considerados estratégicamente positivos. Por outro lado, movimentos que dificultem a feição do próprio roque são vistos como estrategicamente negativos e devem ser evitados. O roque é fundamental para a confecção de um cenário propício a vitória.

Ex. de roque curto:

Ex. de roque longo(peças brancas):

 




Online Now