x
Chess - Play & Learn

Chess.com

FREE - In Google Play

FREE - in Win Phone Store

VIEW
Xadrez, League of Legends e Esporte eletrônico

Xadrez, League of Legends e Esporte eletrônico

tarcnux
Oct 10, 2014, 7:29 AM 0

Iniciei no Xadrez em 2012, com o objetivo claro de treinar meu filho, que naquela época estava com 7 anos. Notei que teria de estudar muito para poder ensinar. E então me cadastrei no chess.com e além disso fiz alguns cursos e joguei bastante de lá para cá. Meu filho hoje com 9 anos, ainda não se interessa pelo Xadrez. Ele é do mundo dos games eletrônicos.


Descobri recentemente o tal do esporte eletrônico. Estranho, mas é isso mesmo, é como o xadrez ser considerado um esporte, a princípio eu achei estranho mas acabei me convencendo. Assim foi fácil para entender o mundo do esporte eletrônico.


No passado eu jogava Star Craft II como joguinho, vício, hoje em dia é esporte, assim como Dota e LoL (League of Legends). Passei a entender que o esportista é, de certo modo, viciado no esporte que faz.


O corpo reage com uma quantidade de adrenalina gerando fortes emoções, bem como endorfinas, gerando prazer. E desenvolve-se habilidades que podem ser testadas ao extremo. Assim é o esporte, podendo ser competitivo ou não. Mas na real, se não for competitivo não tem graça, não é mesmo?


O esporte eletrônico é tudo isso e mais um pouco. Neste ano de 2014 aconteceu a estréia do Brasil no mundial de LoL (League of Legends), com prêmio em dinheiro para mais de milhão de dolares, e ainda no Brasil que não tem esta tradição, já accontecem campeonatos que lotam o maracananzinho e prêmios na casa dos milhares de reais, com jogadores profissionais. O destaque mundial fica para os coreanos e chineses de Taiwan.


Tá, mas o que isso tem a ver com o Xadrez? Se no xadrez temos 16 peças para cada lado, sendo que elas desempenham 6 papéis: Rei, Rainha, Torre, Cavalo, Bispo e Peão. Cada um com habilidades especiais, como por exemplo o fato de o cavalo comer em L e poder saltar sobre outras peças. Isso nos dá um mundo de possiblidades estratégicas e táticas que tornou o Xadrez o esporte mais documentado e estudado do mundo. E hoje em dia com as possibilidades de jogar on-line então, ficou ainda melhor.


Agora pensa na possibilidade de poder formar seu exército junto com 4 outros companheiros? No LoL (League of Legends) cada um escolhe um campeão dentre os mais de 100 disponíveis, sendo que cada um possui habilidades, poderes, talentos e feitiços diferentes. Além de você evoluir com o tempo e adquirir ainda mais com páginas de talentos e runas.


Com apenas um campeão, as possibilidades estratégicas e táticas são imensas, raciocínio e agilidade são testados nos campos da justiça, onde dois times com 5 integrantes para cada lado se enfrentam em partidas que duram entre 20min à 1h aproximadamente.


Assim como em 2012, notei que terei de aprender muito para ensinar ao meu filho. Mas neste caso a adesão foi imediata, e ele com seus 9 anos, está tendo a possibilidade de aprender conceitos táticos e estratégicos, além de financeiros e econômicos, tranalho em equipe, que eu não via como ensiná-lo antes. Eu e ele nos aventuramos nos campos da justiça, o que acabou nos unindo ainda mais.


Essas foram algumas de minhas reflexões neste meu um mês jogando LoL, e se você se interessou, clica aqui no link e se inscreve lá, é gratuíto! Adiciona o tarcnux e vamos nos divertir muito com este esporte eletrônico de estratégia e trabalho em equipe.

Online Now